Pular para o conteúdo principal

Que a fraternidade toque a todos, hoje e sempre! - por Clarice Barbosa Vieira

enviado por Clarice Barbosa Vieira

Que a fraternidade toque a todos, hoje e sempre!

Encenação da Paixão de Cristo em 2012. Santo Antônio de Lisboa (Fpolis-SC). Foto/Arquivo: Celso Martins.
Hoje, segundo a tradição cristã, é dia de recordar a morte de Jesus. Momentos anteriores para sua ressurreição, no domingo que se aproxima. Gosto muito dessa palavra, ressurreição. Me encanta o seu som. A sua suavidade. Além de expressar o ápice da vida em seu sentido mais nobre, após uma doce e amarga interrupção. E como acredito que nada acontece por acaso, hoje eu, minha querida madrasta e meu fraterno pai bravamente
caminhamos no Parque Farroupilha, em Porto Alegre (Risos de felicidade…) Disse para ele a caminho de lá: — Pai querido, sabes que nada nessa vida é por acaso, né?! Pois então, cá estamos nós, meditando aos ares da verde e contemporânea capital do “Rio Grande”…E quem diria que no meio dessa luta em que vivemos hoje, estaríamos ludicamente caminhando? Há um mês, ou até menos, o médico que te atendeu em Brasília disse que não terias mais do que cinco meses de vida. Com “sorte” e quimioterapia, talvez seis meses…
Para quem só acredita (ou melhor, desacredita) no poder da medicina ocidental, talvez fosse se abalar com essa frase amarga do “Dotô”. Felizmente não é o caso da nossa família. Sim, ele começará o tratamento contra o câncer este mês. Terá que comparecer mensalmente ao hospital para consultas e para tomar as injeções intravenais. O que este médico não nos disse foi como seria a jornada a partir da notícia desesperançosa, que em outras palavras e sentimentos nos transmitiu a chegada apressada da passagem espiritual, ou como muitas pessoas preferem chamar, a morte.
E sabe o que decidimos fazer, tal qual o nosso mestre Jesus fez na querida e santíssima sexta de hoje? Celebramos a vida que então ressurge! Sim, tomamos o caminho da esperança sem olhar para trás. Não me refiro a esperança de autoajuda, que verbaliza em descrédito palavras de alento para passar um dia estressante, no meio de casamentos turbulentos ou trabalhos desgostosos…Me refiro a esperança que luta! Aquela que move nossa essência para a luminosidade do amanhecer próximo. A certeza que algo a mais está por vir e o mistério da vida nos sinaliza que caminho devemos seguir. Então cá estamos nós no sul, em meio a muito amor familiar, rindo das tristezas que vivemos porque é delas que tiramos nossos maiores ensinamentos. É da dor e do sofrimentos que podemos ressurgir, não há outro jeito. Se houvesse outro jeito, acredito que não seria dor…Talvez alegria, mas nada se compararia ao que meu coração sentiu e ainda está sentindo nesse momento que vivo, ao lado da minha família.
Para finalizar, gostaria de terminar essa publicação com o trecho de um hino do André Damázio, que considero muito pertinente e que me tocou muito desde a primeira vez que ouvi, no último 07 de março. Além de estar em comunhão com pessoas muito especiais, o propósito em questão era do servir ao próximo, inclusive e principalmente os mais necessitados: 
“- Não perca a esperança de vencer.
– Lutar é parte da vitória.
– Ouça essa voz, é você amanhã!”
 Feliz ressurreição para todos nós! Que a fraternidade toque a todos, hoje e sempre!
Paz e bem!

  • Clarice Barbosa Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.