Pular para o conteúdo principal

Sex Pistols e o Capital: punk de boutique ou "a grande farsa" do "anarco-capitalismo"

enviado por 
Derlone Pereira
Cartão de crédito estampado com o logo da banda Sex Pistols

Sex Pistols e o Capital: punk de boutique ou "a grande farsa" 
do "anarco-capitalismo"

Como disse um chegado meu uma vez, tem piada que não dá pra deixar passar.
Antes que alguém, após ler a matéria logo abaixo que me inspirou a escrever esta nota, pateticamente esperneie e grite de novo "traidores!", é bom lembrar que Sex Pistols desde o início foi uma banda projetada por um empresário (Malcolm McLaren), dono da boutique "Sex" (que preguiça de repetir isso ainda hoje)... Diferente de, por exemplo, um Sham 69 da vida (ufa! consegui não citar o Clash), contemporâneos surgidos espontaneamente nas ruas daquela ilha, como bem lembrou Glauco Mattoso certa vez.
Sex Pistols era uma ótima e visceral banda de rock'n'roll de mãos dadas com a indústria fonográfica (alguma novidade nesse "pecado"?), com a diferença de serem divertidamente cínicos (coisa que hoje não conseguem ser mais... o enfadonho "Filthy Lucre" é prova disso), no gancho do "punk rock" então em surgimento e efervescência, a qual, queira sim, queira não, colaborou muito com seu "formato" tão conhecido hoje.
Sejamos honestos e aceitemos nossas hipocrisias e emaranhados históricos e pessoais... eu mesmo tenho LP do Sex Pistols em casa porque eu acho um discaço de rock! Mas se alguém quer saber melhor "qualé que é" da coisa, dá tempo de conhecer a história de um coletivo-banda chamado Crass ou uma Dischord Records da vida (e pensar sobre isso ao invés de confortavelmente "seguir"), antes que tudo isso (a "liberdade" do cartão de crédito) dê margem para sair engolindo asneiras liberais "anarco-capitalistas" ou pseudo-libertárias (http://libertarios.org.br/liber) por aí, essas sim vigorosamente cínicas e com um discurso que cola e engana fácil os reacion... ops! quer dizer, "rebeldes" desavisados, sobretudo em tempos de crise do capitalis... ops! quer dizer, crise dos governos "comunistas", né?

  • Derlone Pereira



Sex Pistols estampam linha de cartão de crédito 
no Reino Unido
Clientes do banco britânico Virgin Money podem agora pedir seu cartão de crédito estampado com o logo dos Sex Pistols. Inclusive, com os dizeres da música "Anarchy in The UK" (anarquia no Reino Unido).
De acordo com o "The Guardian", o banco afirmou que "é hora de os consumidores colocarem um pouco de rebeldia no bolso". O diretor da divisão de cartões de crédito da empresa, Michele Greene, afirmou ao jornal britânico que os novos modelos celebram "a herança e a diversidade da Virgin".
A instituição financeira é controlada por Richard Branson, fundador do grupo Virgin – que inclui a gravadora com quem os Sex Pistols assinaram em 1977, depois de sair da EMI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.