Pular para o conteúdo principal

CINELETRAS NESTA SEXTA, “Oliver Twist” NA BIBLIOTECA DE ARTES CÂNDIDO PORTINARI

enviado por Madeleine Alves


CINELETRAS NESTA SEXTA, NA BIBLIOTECA DE ARTES CÂNDIDO PORTINARI
A Secretaria de Cultura realizará nesta sexta-feira mais uma sessão do ‘CineLetras’ na Biblioteca de Artes Cândido Portinari. Iniciado em setembro do ano passado, o ‘CineLetras’ é uma das atividades promovidas pela Biblioteca de Artes com o objetivo de fomentar a frequência do público ao equipamento, aproximando a população do rico acervo disponibilizado na biblioteca.
O filme exibido nesta edição do ‘CineLetras’ será “Oliver Twist”, do diretor Roman Polanski. Adaptação do clássico homônimo de Charles Dickens, este filme de 2005 tem roteiro assinado por Ronald Harwood e foi rodado em locações no Reino Unido, República Checa, França e Itália e tem no elenco nomes como Ben Kingsley, Jamie Foreman, Edward Hardwice, Mark Strong e Barney Clark como o protagonista que dá nome à narrativa.
Mediando o bate-papo após a sessão, a realizadora audiovisual e produtora cultural Madeleine Alves conversará de modo informal com os presentes sobre aspectos da adaptação da narrativa literária para a cinematográfica.

Sobre Oliver Twist

Oliver Twist (Barney Clark) é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger (Harry Eden), um ladrão que o leva até Fagin (Ben Kingsley), um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Para evitar isso Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow (Edward Hardwicke), o pai desejado por Oliver.


Sobre Madeleine Alves

Madeleine Alves é produtora cultural e realizadora audiovisual. Integrante do fazer cultural da Baixada Santista, transita entre as expressões artísticas com facilidade, sempre de olho em novas tecnologias e novas mídias que possibilitem a troca de saberes culturais.

Formada em Letras na Universidade Católica de Santos e com Habilitação em Artes Visuais oferecida pelo Departamento de Formação e Pesquisa Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, escreveu a monografia Curta-metragem: Experimentação — Narrativas, que usa as narrativas de dois curtas-metragens para tratar acerca da experimentação característica deste formato audiovisual.
Selecionada nos últimos 2 biênios para representar o município de São Vicente no Mapa Cultural Paulista – Categoria Literatura, com poemas que publica em seu blog Signos Possíveis, foi selecionada entre os 73 autores do interior do estado de São Paulo inclusos na Mostra de Literatura da Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista e integra a Antologia Literária a ela relacionada.
Ilusionismo, primeiro curta-metragem ficcional com sua direção, foi vencedor do Voto Popular do 9º Curta Santos – Festival Santista de Curtas-Metragens, com mais de 3200 votos. Ocupou a cadeira de Conselheira do Segmento Audiovisual no Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Vicente de 2012 a 2014. Em produção audiovisual, já desempenhou as mais diversas funções em curtas-metragens e videoclipes: produtora, continuísta, fotógrafa still, assistente de direção de arte, diretora de arte e roteirista.



Serviço:

CineLetras – Exibição do Filme Oliver Twist, de Roman Polanski
Onde: Biblioteca de Artes “Cândido Portinari”
Av. Rangel Pestana, 150 – Vila Mathias – Santos/SP
Quando: 19 de junho de 2015 – 19h30
Entrada Franca
Realização: Prefeitura Municipal de Santos – Secretaria Municipal de Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.