Pular para o conteúdo principal

MEMÓRIAS EM DEFESA DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - Jurema Rodrigues

livro capa dura - 39 páginas - com fotos
- Editora Costelas Felinas -
livros artesanais - curta esta ideia
Este livro é um relato oral de experiências vivenciadas pelo professor Clóvis Sanfelice no período de sua atuação na Educação Profissional de São José do Rio Preto (1965-1980). É uma documentação viva, parte das memórias e identidades da Etec Philadelpho Gouvêa Netto, pois resgata e preserva a história da Etec, defende a expansão do Ensino Técnico, a boa qualidade da educação pro-fissional de jovens e de trabalhadores, e o desenvolvimento econômico e social do Estado.
A escrita desse registro de história oral é fruto do diálogo e da colaboração de sujeitos: entrevistadora e entrevistado. Entrevista esta realizada pela professora Jurema Rodrigues com o colaborador Clóvis Sanfelice, no dia quinze de junho de 2013, às nove horas no apartamento do entrevistado em São José do Rio Preto. A filmagem foi realizada pelo monitor Eduardo Gabriel Silvestre Dias, aluno da 1ª série do Ensino Médio de 2013.
Caracteriza-se como pesquisa de fonte histórica carregada de considerações que homenageia, marca lugar, propõem mudanças, continuidades, por parte dos defensores do Ensino Técnico.



Sobre Autora

Jurema Rodrigues: Graduada em Licenciatura Plena em Letras (FARFI) e Especialização em Língua Portuguesa (UNICAMP). Professora de Língua Portuguesa e Literatura; Linguagem, Trabalho e Tecnologia; Ética e Cidadania Organizacional na (Etec Philadelpho Gouvêa Netto/SJRP). Apresentação de trabalhos Intitulados “Literatura vivenciada na realidade do aluno” e “Pai contra mãe” (UNESP), “Tu és um Teorema?” (UNESP), “Resgatando a História do Philadelpho – Ginásio Industrial” - III Encontro de Memórias e História da Educação Profissional (Cetec/CPS, 2012), Artigo “Metalografia - Base conceitual de Colpaert como referência teórica e prática nos cursos de Mecânica e Mecatrônica” (Jornada Internacional - Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico na Educação Profissional, 2013). Projetos desenvolvidos na Etec Philadelpho Gouvêa Netto: Jornal PHILA (2001-2010), Grupo de teatro ARTELITERATURA (2000-2008 e 2012), PHILARTE – Jornal Phila e grupo ARTEPHILA (2008-2011), Centro de Memórias do Philadelpho (2013-2014), Participação no GEPEMHEP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional do Centro Paula Souza GEPEMHEP (2012-2014).

 E-mail: ju-re-ma@ig.com.br (adquira o livro diretamente com a autora)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.